Parque Estadual do Marumbi, MorretesO governador Beto Richa está na manhã desta quarta-feira (10/06/2015) no Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, onde lança o projeto Parques do Paraná. O projeto é um conjunto de ações e estruturação de unidades de conservação do Estado, para estimular a visitação e contribuir com a preservação do patrimônio natural e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno dos parques.

Na solenidade, que acontece na Estação Marumbi, Beto Richa governador inaugura obras de restauro do conjunto arquitetônico e melhoria da infraestrutura do parque Marumbi, que é a maior unidade estadual aberta à visitação.

COM A COMUNIDADE – Com o Parques do Paraná, o governo estadual irá articular com os municípios ações para melhor receber os turistas, melhorar a infraestrutura dos parques e estudar modelos de gestão para cada unidade. Um dos grandes focos é estabelecer com a comunidade do entorno vínculos de parceria para geração de renda e de cuidados com o parque.

Na primeira etapa do projeto Parques do Paraná foram selecionados 14 unidades, de várias regiões do estado. Dois são da Serra do Mar: Pico Marumbi e Pico Paraná. Da Região Metropolitana de Curitiba são os parques Serra da Baitaca, em Piraquara e Quatro Barras, e Parque do Monge, na Lapa.

Três unidades são dos Campos Gerais: Vila Velha, em Ponta Grossa; Guartelá, em Tibagi, e Cerrado, em Jaguariaíva e Sengés. No Litoral, as unidade selecionadas para esta primeira etapa do projeto são o parque Rio da Onça, em Matinhos, e Ilha do Mel.

Da região Norte a unidade do projeto é a Mata dos Godoy, em Londrina. No Vale da Ribeira (RMC) a unidade selecionada é Campinhos, em Cerro Azul e Tunas do Paraná. Da região Noroeste são os parques Amaporã, do município de Amaporã, e Lago Azul, de Campo Mourão. Do Oeste está o parque de São Camilo, em Palotina.

Em breve, mais informações sobre a solenidade de lançamento do projeto e inauguração das melhorias no Marumbi.

Fonte: Governo do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Morretes.