A Mineropar fará levantamento em Morretes onde serão analisados os 57 km2 da Bacia do Rio Sagrado. Os estudos fazem parte de um amplo mapeamento das áreas do Litoral mais suscetíveis a deslizamentos e inundações e contam também com a Defesa Civil, Universidade Federal do Paraná, Simepar, Instituto das Águas e outros órgãos.

Desde 2011, estão sendo analisados mais de 4.000 km2 da região. O trabalho iniciou logo depois de uma série de fortes chuvas que causaram mais de 2,5 mil deslizamentos de solo na região litorânea. “É um trabalho contínuo e que precisa ser feito em parceria com as prefeituras que são as responsáveis pelo ordenamento do uso e ocupação do solo”, reforça o presidente da Mineropar.

SISTEMA DE MONITORAMENTO – Recentemente o Governo do Paraná lançou um moderno sistema de monitoramento que tem a capacidade para prever com até três dias de antecedência os eventos meteorológicos e potenciais desastres naturais.

Estão sendo investidos R$ 53 milhões para a modernização do sistema de monitoramento, prevenção e alerta de desastres naturais no Paraná. Os novos equipamentos asseguram a possibilidade de reconhecer eventos climáticos fortes e extremos, como chuva, vento, granizo e tempestades elétricas. Com isso, haverá mais condições para evitar ou reduzir as consequências de desastres como deslizamentos, enchentes, tempestades de raios e também dos desastres de causas antrópicas como, por exemplo, as contaminações ocasionadas por produtos químicos perigosos.

Fonte: AEN

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Morretes.